top of page

Elementos de paisagismo para uma arquitetura mais sustentável


Fonte: Freepik.com

Com o intuito de reduzir os impactos ambientais, cada vez mais, soluções sustentáveis têm sido exploradas em projetos arquitetônicos e de construção. A otimização de recursos naturais na decoração pode ser mais simples do que se imagina, veja como!

Uma opção é investir em um projeto paisagístico. O paisagismo otimiza espaços verdes já existentes e desenvolve um espaço verde para chamar de seu. Com apoio de um profissional, sua casa, apartamento ou ambiente de trabalho ganham um ar mais “fresco” e criativo.

Ter um jardim bonito e cultivar flores e plantas há muito deixou de ser privilégio daqueles com grandes quintais e espaços amplos. Aplicando algumas técnicas é possível manter o cultivo ou apenas decorar diferentes ambientes com muito bom gosto e responsabilidade ambiental.

O paisagismo propõe melhorar o aproveitamento climático levando em consideração, por exemplo, a luz solar e correntes de ar presentes nos ambientes. Para conferir baixo impacto social, faz uso de materiais orgânicos brutos.

Nesta modalidade decorativa, a escolha dos móveis também é essencial. Possibilitando criar ambientes agradáveis, arejados, funcionais e bonitos.

A presença do verde nos ambientes

O paisagismo pode ser empregado tanto em imóveis residenciais quanto em escritórios. Sua principal proposta é integrar o homem à natureza com áreas verdes que, não precisam ser, necessariamente, jardins.

E, o melhor é poder aproveitar boas dicas de paisagismo desde ambientes espaçosos como em locais com espaço reduzido. Uma decoração adequada é capaz de otimizar até os menores espaços.

Para quem procura por apartamentos para alugar ou apartamentos à venda, algumas dicas são valiosas. Veja a seguir alguns elementos do paisagismo para combinar em seus ambientes.

Aproveitamento de espaço com aparadores

Utilizar um aparador é uma excelente opção quando não há muito espaço para criar, basta escolher um local arejado para cultivo do verde, se a escolha não for plantas artificiais.

O aparador pode servir como apoio para pequenos vasos e, uma opção criativa, é colocar vasos adicionais suspensos para aproveitar melhor o espaço designado para plantas e flores.

Criatividade com caixotes de madeira

Caixas de madeira podem ser empilhadas simulando escadas ou formar prateleiras de apoio para vasos de flores. Esta opção confere um ar rústico à decoração e por conter aberturas, não atrapalha o crescimento da vegetação, que conforme o crescimento vão transbordar as aberturas formando um lindo decorado de flores ou plantas.

Harmonização com a mobília

A escolha dos móveis presentes no ambiente que receberá o projeto de paisagismo deve ser idealizada a fim de propiciar perfeita harmonização na decoração dos espaços.

Se o ambiente a ser decorado for uma varanda, opte por bancos de madeira e, no caso de utilização de aparadores, há muitas madeiras coloridas no mercado para uma decoração alegre e contemporânea.

Utilização de paredes como jardins verticais

Colocando vasos na parede, como uma escalada, você terá um efeito parecido com o de jardins verticais. Uma opção mais prática, econômica e que também possibilita implementação em espaços reduzidos, sem comprometer o tamanho disponível para a decoração.

Combinando paisagismo com outras tendências

Fonte: Freepik.com

Alguns objetos decorativos ornam muito bem com áreas verdes, vasos no estilo vintage, objetos e assentos em madeira, bem como peças de arte que dão aquela sensação de sofisticação à decoração.

Uma invenção criada por budistas na China, as banquetas ou banquinhos conhecidos de garden seats (bancos de jardim), se tornaram tendência em projetos de arquitetura e decoração.

Conheça mais esta opção, que pode ser combinada com projetos paisagísticos.

A tradição chinesa dos garden seat

Fonte: Almanaque da Mulher

Muito utilizado em casas na China que, geralmente, constroem em torno de um pátio para que o jardim seja o centro da casa, os garden seats estão se tornando verdadeiras peças-chave em diferentes modalidades de decoração, devido à sua versatilidade.

Originalmente, eram fabricados em madeira, mas por serem amplamente utilizados em jardins e áreas verdes, eram danificados rapidamente pelo contato com intempéries. Levando este fator em consideração, passaram a ser fabricados em pedras e também porcelanas.

Criados por artesãos, os garden seats começaram a ser pintados a mão com desenhos artesanais. O que tornou estes “banquinhos” mais sofisticados e sinônimos de realeza.

Atualmente, são facilmente encontrados em diferentes tipos de estampas. Como se tornaram desejo de consumo passaram por releituras, que modernizaram as cores e desenhos, e sendo assim, os garden seats não perderam sua essência oriental.

Diferente de sua utilização primária, hoje são utilizados, não somente em jardins, mas em salas e também como itens decorativos. Também podem ser encontrados constituídos em outros tipos de materiais, como cerâmica, por exemplo.

Combinam muito bem em salas de estar, varandas, terraços e jardins. Aliando essa tendência ao paisagismo, sua área verde fica muito mais moderna e convidativa.

Importante lembrar:

  • Procure sempre colocar mantas protetoras em poliéster, também conhecidas como mantas de drenagem, na superfície do local decorado para conter o excesso de água decorrente dos vasos de planta;

  • É essencial escolher vasos adequados para cada tipo de planta. Plantas e flores que tendem a crescer e se ramificar requerem vasos maiores. Peça auxílio de um especialista ou vendedor da loja de artigos de jardinagem;

  • Não regue os vasos em excesso. Cada espécie requer um cuidado diferenciado, pesquise a quantidade de água e frequência necessária para regar as plantas de acordo com o recomendado;

  • Atenção à luz presente no ambiente. Algumas plantas precisam de luz direta para sobreviver, outras podem ter suas folhas prejudicadas e preferem a sombra. Defina qual espécie será escolhida para que possa montar o projeto paisagístico me local apropriado;

  • O gás carbônico em excesso pode ser prejudicial para a vida das plantas. Monte seu espaço em local arejado com ventilação natural;

  • Acredite: as folhinhas também acumulam poeira e precisam ser higienizadas. Uma vez por mês, borrife água mineral ou água de coco em um pano macio e limpe cuidadosamente suas plantinhas;

Por fim, escolha plantas e flores que, além de combinar com a proposta de decoração, sejam as ideais para seu estilo de vida.

Algumas plantas necessitam de cuidados especiais e se você é uma pessoa com pouco tempo para estes cuidados, escolha espécies que não exijam nada além de cuidados básicos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page